6 de ago. de 2009

Leituras obrigatórias do Prise e do Pss


Ler é uma das competências mais importantes na sociedade atual, em quase todas as atividades que fazemos no dia-a-dia precisamos exercer esse ato tão simples, mas ao mesmo tempo, tão complexo para algumas pessoas. Ler não é simplesmente identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido; é compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.
Uma das competências e habilidades exigidas nos vestibulares é a leitura, por isso, alunos, não deixem de ler as obras sugeridas no conteúdo programático. Segue abaixo o nome das obras de cada série. Pesquise, leia, contextualize, aprenda...

As leituras obrigatórias do vestibular da UEPA e da UFPA:

1º ano:
Cantigas trovadorescas: cantigas de amigo e cantigas de amor-Uepa e Ufpa
Humanismo: Gil Vicente: O Velho da Horta - Uepa e Ufpa
Classicismo: Camões (poesia lírica) - Uepa
Camões: Episódio de Inês de Castro - canto III, estrofes 118 a 135 -Ufpa
Barroco: Gregório de Matos Guerra (poesia lírica e satírica - Uepa
(poesia, religiosa, lírica e satírica) - Ufpa
Neoclassicismo/ Arcadismo: Cláudio Manuel da Costa e Bocage (poesia lírica) - Uepa e Ufpa

2° ano:
Romantismo: Álvares de Azevedo (poesia lírica) - Uepa
Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias e Castro Alves - Ufpa
Castro Alves (poesia social) - Uepa
Almeida Garret: Frei Luís de Sousa - Uepa e Ufpa (Poemas)
Bernardo de Guimarães: A Escrava Isaura - Uepa
José de Alencar: Cinco Minutos - Ufpa
Martins Pena: O Juiz de Paz na Roça - Ufpa
Camilo Castelo Branco: Amor de Perdição - Ufpa

Parnasianismo: Olavo Bilac (poesia lírica) - Uepa e Ufpa
Realismo: Cesário Verde (poesia social) - Uepa e Ufpa
Machado de Assis: Capítulo dos Chapéus, D. Paula e Uma Senhora (contos) - Uepa
O alienista
(contos) - Ufpa
Eça de Queiroz: No moinho (contos) - Uepa
“José Matias”
(contos) Ufpa
Inglês de Souza: O Rebelde (Contos Amazônicos) - Uepa
"Voluntário”, “Acauã”, “A quadrilha de Jacó Patacho” (contos Amazônicos) - Ufpa

3º ano:
Simbolismo: Alphonsus de Guimaraens e Camilo Pessanha (poesia lírica) - Uepa e Ufpa
Modernismo: Fernando Pessoa, no heterônimo Ricardo Reis (poesia lírica) - Uepa
Fernando Pessoa, no heterônimo Alberto Caeiro (poesia lírica) - Ufpa
Manuel Bandeira e Mário Faustino (poesia lírica) - Uepa e Ufpa
Modernismo: Miguel Torga: Novos Contos da Montanha: Natal, A Confissão, O Lopo
Graciliano Ramos: Vidas Secas - Uepa e Ufpa
Nelson Rodrigues: Vestido de Noiva - Uepa e Ufpa
José Saramago: Embargo, da obra Objecto Quase - Ufpa
Guimarães Rosa: Campo Geral (Manuelzão e Miguilim) - Ufpa

"Ler para compreender os textos, participando criticamente da dinâmica do mundo da escrita e posicionando-se frente à realidade..." (Ezequiel Theodoro da Silva)

I CONCURSO DE BLOG DE BENEVIDES 2009

Estamos participando do 1° concurso de blogs educativos do NTE de Benevides, por isso convidamos toda a comunidade escolar para interagir em nosso blog e divulgá-lo para seus amigos e familiares.
Segue abaixo o regulamento do concurso:

REGULAMENTO DO I CONCURSO DE BLOGS EDUCATIVOS DAS ESCOLAS ASSESSORADAS PELO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL BENEVIDES 2009

1. OBJETIVOS
O Concurso de Blogs é uma ação conjunta da SEDUC/CTAE/NTE Benevides para difundir o uso do Blog como estratégia pedagógica nas escolas assessoradas pelo NTE-Benevides.
Oportunizar a valorização e divulgação de práticas pedagógicas que colocam docentes e discentes frente ao desafio da produção de novos conhecimentos.

2. CATEGORIAS PREMIADAS

a) O concurso premiará os três melhores blogs de escolas;
b) e os três melhores blogs de professores.

3. PÚBLICO ALVO, DATA DE INSCRIÇÕES E CRITÉRIOS
Podem participar do concurso: as escolas estaduais e municipais de ensino fundamental e médio dos municípios assessorados pelo NTE Benevides.
As inscrições devem ser realizadas entre 17 a 31 de agosto de 2009, através de e-mail enviado para ntebenevides@seduc.pa.gov.br. No e-mail deve constar as seguinte informações:
• Titulo do Blog;
• URL (endereço) do blog inscrito;
• Categoria a que concorre: Blog de Escola ou Blog de Professor.
• Nome do responsável pelo Blog (professor de disciplina, coordenador da sala de informática, coordenação pedagógica entre outros);
• O objetivo do blog;
• Na categoria Blog de Professor, deverá ser informado a escola em qual atua; o endereço completo e telefone para contato;
• Para participar do concurso é necessário dispor o logotipo do concurso no blog e o envio do e-mail;
• O blog participante será lincado no seguinte endereço: http://ntebenevides.blogspot.com, no link I CONCURSO DE BLOG NTE BENEVIDES 2009.

4. COMISSÃO JULGADORA
A comissão julgadora será composta por três avaliadores selecionados e convidados pelos formadores do NTE Benevides. Estes devem atuar em instituições educacionais. Cada avaliador receberá uma ficha com os itens a serem avaliados com os seguintes conceitos: INSUFICIENTE, REGULAR, BOM E EXCELENTE, que deverá ser entregue à comissão organizadora para verificação e divulgação do resultado.
A decisão da comissão julgadora é soberana e irrecorrível.

5. PERÍODO DE AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada entre 01 a 30 de setembro de 2009. Caberá ao(s) autor(es) do blog manter o Blog atualizado com assuntos criativos que motivem a participação dos visitantes.

6. RESUL TADOS

O resultado do concurso será divulgado em outubro de 2009 no Blog do NTE Benevides, em data a ser definida. Os blogs vencedores estarão automaticamente inscritos para a fase estadual “I Concurso de Blogs Educativos do Estado do Pará”, a ser lançado em outubro de 2009, nas categorias a serem premiadas no regulamento do referido concurso.

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os blogs serão avaliados em três aspectos: Conteúdo, Design e Interação. Cada aspecto será avaliado seguindo critérios específicos:
1.Conteúdo:
• Objetivos bem definidos;
• Atualização, no mínimo duas vezes por semana;
• Identificação do(os) ator(res) nos posts;
• Existência e utilização de recursos hipertextuais, de links, de vídeos, animações, quadrinhos entre outros;
• Coerência e concisão dos posts;
2. Design
•Usabilidade de design: fundo, fonte e cores;
•Uso adequado de imagens e outros elementos: tamanho, disposição no post, pertinência com o tema abordado e creditação.
3. Interação
• Estratégias que promovam o uso do recurso do “Comentário” do Blog.
A Coordenação do Concurso.

Informações sobre o NOVO ENEM


Atenção alunos que irão fazer a prova do Enem, aqui vocês encontrarão as principais mudanças da prova. Não deixem de ler e tirar suas dúvidas:

Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem?
Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. A proposta é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do ensino médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

Por que mudar o Enem?
A grande vantagem que o MEC está buscando com o novo Enem é a reformulação do currículo do ensino médio. O vestibular nos moldes de hoje produz efeitos insalubres sobre o currículo do ensino médio, que está cada vez mais voltado para o acúmulo excessivo de conteúdos. A proposta é sinalizar para o ensino médio outro tipo de formação, mais voltada para a solução de problemas. Outra vantagem de um exame unificado é promover a mobilidade dos alunos pelo País. Centralizar os exames seletivos é mais uma forma de democratizar o acesso a todas as universidades.

Confirmação de inscrição:(IMPORTANTE!)
Todos os devidamente inscritos receberão o Manual do Inscrito, contendo as informações gerais sobre o Enem 2009, as competências e habilidades a serem avaliadas, os critérios de avaliação de desempenho dos participantes nas provas, bem como o questionário socioeconômico, com folha de respostas própria. O Manual do Inscrito será enviado, via Correios, para o endereço indicado no ato da inscrição. O inscrito no Enem 2009 deverá responder o questionário socioeconômico e entregar a folha de respostas no dia e local de realização das provas. O inscrito também irá receber um Cartão de Confirmação de Inscrição. O cartão contém o local onde será realizado o exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. Caso o inscrito não receba o seu Cartão de Confirmação de Inscrição até o dia 25 de setembro de 2009, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página http://enem.inep.gov.br/consulta.

Aplicação da prova: (IMPORTANTE)
O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 03 e 04 de outubro, da seguinte maneira: no dia 03/10/2009 (sábado): das 13h às 17h30 ­ Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. no dia 04/10/2009 (domingo): das 13h às 18h30 ­ Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia. Por motivo de segurança, não será permitido aos participantes se ausentarem da sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame. Os participantes só poderão sair com o caderno de questões após quatro horas de prova.

Como será a redação?
A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Quando sairão os resultados do Enem 2009?
A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, os participantes do Enem 2009 receberão o Boletim Individual de Resultado. As médias serão enviadas via Correios no endereço indicado na ficha de inscrição. Para consultar os resultados individuais pelo site do Inep serão necessários o número do CPF e a senha de acesso, cadastrados na fase de inscrição. Para subsidiar os processos seletivos, os resultados estarão disponíveis para as instituições de ensino superior em: Divulgação dos resultados das quatro provas de múltipla escolha: 4 de dezembro de 2009 Divulgação do resultado final, incluindo a redação: 8 de janeiro de 2010

Saiba mais no link:http://www.enem.inep.gov.br/perguntas_frequentes.php

Fonte: Trechos extraídos do site do Enem: http://www.enem.inep.gov.br/index.php

4 de ago. de 2009

Com forças renovadas, de volta às aulas!


SE A ESCOLA FOSSE UMA ORQUESTRA ________________________________________________

SE A ESCOLA FOSSE UMA ORQUESTRA


Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?

Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?

A orquestra está desafinada.

E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?

E os ouvintes, por que não gritam?

Estão mudos?

Não; não sabem gritar.

Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.

E você? Também é músico nesta orquestra?

A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.

Não basta simplesmente tocar.

A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.

Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!


O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música. Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.

BOM RETORNO!!!

Profa. Silene Faro
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E para matar as saudades, que tal ver as fotos de nossa festa junina que ocorreu no dia 30 de junho?


Obs: Não esqueça de deixar seu comentário!

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.