22 de out. de 2009

Peregrinos da Paz

Hoje, 22 de outubro às 18:00h, a Profa. Dra. Verônica do Couto Abreu ministrará para a comunidade escolar a palestra "Cultura da Paz". A professora Verônica possui mestrado em Serviço Social pela PUC/RJ e doutorado em Ciências sociais pela UFPA e atualmente é professora adjunta da UFPA com experiência na área de defesa e paz social, atuando nas temáticas de violência e não-violência nos processos sociais.
Ela faz parte do projeto "Peregrinos da Paz" cujo objetivo é articular o conhecimento acadêmico e o vivencial no campo da dialogia e da não-violência e, ao mesmo tempo, procura levar esse conhecimento, em ferramentas adequadas, ao espaço escolar.
É uma boa oportunidade para a comunidade escolar refletir sobre esse tema, principalmente, porque estamos às vésperas da feira da cultura e esta palestra em muito poderá ajudar alunos e professores nos trabalhos que irão apresentar.
Veja as fotos:

XII Feira da cultura do Edmundo Queiroz

Respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade são aprendizados tão importantes na escola quanto os conteúdos das diversas disciplinas, colaborando para a formação e cidadãos conscientes e capazes de discernir, escolher e decidir a respeito de seus direitos e deveres.
Considerando a importância de despertar em toda a comunidade escolar uma consciência crítica e reflexiva sobre a questão da cidadania como elemento fomentador da paz, nada mais oportuno do que discutirmos nessa feira dons interiores como a tolerância, solidariedade, vontade de compartilhar e atenção para o próximo.
É a Escola Edmundo Queiroz ensejando a todos os seus segmentos a plena capacidade de resolver conflitos e diferenças com métodos não violentos, respeitando as individualidades e potencialidades de cada um.
Nesse sentido, alunos e professores já estão se mobilizando para a XII Feira Cultural da escola, que ocorrerá nos dias o5 e 06 de novembro. O tema deste ano "Cidadania e Paz: o Edmundo corre atrás", foi escolhido e votado por alunos e professores.
No dia 05, às 16:00h será a abertura da feira e às 19:00h os alunos do turno da noite abrem as exposições. Já no dia 06, será a vez dos alunos da tarde fazerem suas apresentações.

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.