Para quem pretende fazer vestibular no fim do ano, aqui vai a relação das leituras obrigatórias da Universidade Estadual do Pará.
1ª etapa
Gil Vicente – O Velho da horta Gregório de Matos Guerra: Sátira
Cláudio Manuel da Costa e Bocage (Neoclassicismo/Arcadismo) Luís de Camões (Classicismo) Gregório de Matos Guerra (Barroco).
2ª etapa
Álvares de Azevedo e Castro Alves (Romantismo) Olavo Bilac (Parnasianismo), Cesário Verde (Realismo) Almeida Garret: Frei Luis de Sousa Bernardo de Guimarães: A escrava Izaura (Romantismo) Machado de Assis: Contos (Capitulo do chapéus, D. Paula e Uma Senhora)- Realismo Eça de Queirós: Contos (No moinho) - Realismo Inglês de Souza: Contos Amazônicos : O Rebelde (Naturalismo)
3ª etapa
Alphonsus de Guimaraens e Camilo Pessanha (Simbolismo) Manuel Bandeira e Mário Faustino (Modernismo)
Fernando Pessoa (heterônimo: Ricardo Reis) - Modernismo Miguel Torga: Novos Contos da Montanha (Natal, A confissão, O Lopo) Nelson Rodrigues: Vestido de noiva Graciliano Ramos: Vidas Secas
A linha de pesquisa IDENTIDADE CULTURAL NA AMAZÔNIA (ICA) na figura dos professores do grupo de estudo, ciente do seucompromisso social como agente formador e promovedor da formação participativa e integradora na região, bem como, sob sua esfera de influência enquanto mediador do processo educacional e suas diversidades nas áreas de conhecimento, vem por meio da linha de Pesquisa, vinculada à escola e à USE 20, apresentar à comunidade educacional mais uma possibilidade de debate e qualificação de pessoas sobre os estudos e pesquisas relacionados ao FOLCLORE, através do I Curso Gratuito de FOLCLORE PARAENSE.
Objetivos:
Geral:
-Integrar a comunidade e professores em um Curso que tem a finalidade de otimizar a leitura e práticas corporais sobre o FOLCLORE, a fim defortalecer de forma expressiva o avanço do debate sobre folclore Paraense a nível regional e, também, promover a intensificação da leitura sobre o tema com perspectivasda iniciativa de base do primeiro Curso DO GRUPO DE ESTUDO.
Específicos:
-Contextualizar o folclore paraense para os alunos e comunidade externa do município de Marituba;
-Integrar os conheciementos adquiridos na escola ou no contexto social a cultura popular;
-Apontar as principais repercussões sobre as obras paraenses no que rege o folclore no entedimento epistemológico na área;
-Difundir através das aulas práticas a cultura corporal do movimento, assim como as gingas corporais.
Público-alvo:
Alunos da Escola Prof. Edmundo Queiroz, Ex- alunos da escola, professores, comunidade.
Local de inscrição:
-Escola Prof. José Edmundo Queiroz, Sala de informática da Escola, com a Profª Silene Faro