26 de ago. de 2010

Histórias que estão na boca do povo

Nesta postagem estão alguns exemplos, escritos pelos alunos, de mitos e/ou histórias que andam na boca do povo, que vão passando de geração em geração. Nosso folclore é cheio dessas histórias que nos encantam ... ou será que nos amedrontam? 

A LENDA DO BATE-CAIXÃO
A LENDA DO BATE CAIXÃO ALGUNS DIZEM QUE ELE É UMA ALMA QUE CIRCULA OS CEMITÉRIOS. NÃO SE SABE MUITA COISA SOBRE ELE, MAS DIZEM QUE É UM SER SOMBRIO QUE ATACA QUEM PASSAR POR PERTO . A  APARÊNCIA DELE É HORRÍVEL TEM UM OLHO SÓ E ANTES DE ATACAR ELE FAZ UNS BARULHOS, MEIO PARECIDO COM SONS DE ANIMAIS QUE ASSUSTAM AS PESSOAS POR ONDE PASSA.
YCARO-302
A boneca que tem vida
Uma garorinha chamada Mariana, queria muito ganhar uma boneca de presente da sua mãe. A mãe atendeu o pedido da garota. Mariana por sua vez, ficou muito feliz com o que tinha ganhado, pois a boneca era muito bonita.
A mãe de Mariana era médica e chamava-se Maria, e quase não tinha tempo para Mariana. Pois agora Marina está acompanhada de sua linda boneca. A boneca tinha vida e sempre se revelava para a garota. 
Mariana, morrendo de medo resolveu contar para sua mãe o estava acontecendo. Maria não acreditou, Mas, na mesma noite, ela viu a boneca andando pela casa, coisa que a boneca não era programável a fazer. 
A mãe deseperada resolveu queimar a boneca e dar outro brinquedo para Mariana.
Rosille (302)

A loira do banheiro
Acho que uma das mais conhecidas nas escolas é a loira do banheiro ou Maria sangrenta como alguns dizem.
Dizem que no banheiro das escolas quando estão vazios e se faz um "ritual" de puxar a descarga 3 vezes, bater na porta 3 vezes e chamar 'Maria sangrenta' 3 vezes ela aparece.
É a que eu conheço que sempre contaram nas escolas em que estudei.
Ingrid
 

25 de ago. de 2010

Leituras obrigatórias

Para quem vai prestar vestibular esse ano, encontrei dois blogs muito bons sobre as leituras obrigatórias da Uepa (Prise e Prosel) e Ufpa. Um é o blog da "Oficina do vestibulando", coordenado pelo professor Ciríaco e o outro é o blog do prof. Gil Mattos. Para quem quer realmente estudar, ler e obter informações sobre as obras é uma excelente opção.
Para acessar a oficina do vestibulando: CLICK AQUI
Para acessar o blog do prof. Gil Mattos: CLICK AQUI

22 de ago. de 2010

22 de agosto - dia do folclore

Fonte: site: velhos amigos.com
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".

Para que serve?
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.

Origem da palavra "folclore"?
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".

Leia mais em: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diafolclore4.html

Agora é com você: Você conhece alguma lenda, mito ou história de assombração que o povo conta? Escreva-nos a sua história. As melhores serão selecionadas e postadas no blog. Participe!!!

Lendas Amazônicas

Como fazer um projeto dar certo

Objetivos do blog

Interação e divulgação dos eventos e das atividades da comunidade escolar são nossos objetivos.