Filosofia da escola

O elemento fundamental da proposta educacional da escola é o compromisso com a formação integral do aluno, de maneira significativa voltada para a construção de identidade que integrem conhecimentos, competências, habilidades e valores que permitam o exercício pleno da cidadania, o que levou a escola a estruturar os pontos norteadores da ação docente no sentido de formar pessoas intelectuais e moralmente autônomas, que sejam livres para refletir, questionar, criticar e transformar a realidade em que vivem, contribuindo efetivamente para que ela se torne melhor.
De acordo com o regimento Interno da Secretaria Executiva de Educação e na Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, lei 9.394/96, a escola cumpre o seu papel como instituição ao oferecer uma educação que abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições da sociedade civil e nas manifestações culturais, que completam a formação do homem enquanto cidadão atuante na sociedade.

Proposta Educativa
São objetivos da escola:
  • Promover o desenvolvimento integral e social do discente;
  • Oportunizar condições favoráveis ao desenvolvimento do discente na construção de sua história;
  • Promover atividades que favoreçam a integração da escola com a família e a comunidade;
  • Estimular a participação dos discentes nas atividades sociais e culturais implementadas pela escola;
  • Trabalhar com transparência, competência e democracia;
Projetos da escola
  • Motivar para mudar: tem como proposta trabalhar a música, o teatro, a dança e a poesia como estratégia de incentivo para que o aluno seja motivado a participar de atividades que contribuam para a sua formação.
  • Representantes de turma: O representante de turma é o elo entre a turma e a escola. A eleição para representantes de turmas será coordenada pela equipe técnico-pedagógica da escola ou pelo professor-cidadão da turma. 
O perfil ideal do representante de turma é o aluno que:
Exerce a cidadania;
É responsável e criativo;
Tem espírito de liderança;
É solidário, entusiasta e idealista.
  • Professor-cidadão: O professor, por ser o profissional que mantém o maior tempo de contato com o aluno, assume papel fundamental na formação deste. Assim, propomos a implementação de um mecanismo de representatividade dos professores junto aos alunos, intitulado PROFESSOR-CIDADÃO. Um processo de escolha que se dá no início do ano letivo, após os primeiros contatos com a turma, onde o professor elege aquela com a qual teve maior afinidade e com esta desenvolve ações de parceria. O PROFESSOR-CIDADÃO é:
Positivo, construtivo e solidário;
Justo e ético;
Comprometido com metas e se empenha em atingi-las;
Inovador, curioso e criativo;
Estimula a interação entre alunos;
Sabe ouvir os alunos e suas necessidades;
Identifica as necessidades da turma;
Mostra-se responsável e aberto ao diálogo;
Promove reflexão da turma;
Amigo, companheiro e, acima de tudo, educador.

  • Gincana pedagógica: tem a finalidade de proporcionar à comunidade momentos de descontração e lazer por meio de uma competição sadia.
  • Simulado: O simulado é parte da avaliação do desempenho do aluno e vale 5,0 pontos em cada disciplina. O mesmo acontece em dois períodos (1º e 2º semestre).
  • Festa junina: realizada no mês de junho e tem a finalidade de oferecer momentos de lazer e cultura a toda comunidade.
  • Jogos internos: Geralmente é realizado no mês de setembro. tem como objetivo promover o intercâmbio através dos jogos.
  • Feira cultural: É realizada no 2º semestre. Vale de 0 a 3,0 pontos para todas as disciplinas. É parte da avaliação.

 

2 comentários:

  1. Achei muito dentro do necessário para a formação da sociedade jovem do nosso país. Gostaria de pedir a permissão de poder levar essa filosofia como pauta de discussão e soma-la com a proposta da nossa escola.

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